A importância dos esportes na infância

Atualmente, as crianças estão cada vez mais interessadas em ficar assistindo televisão e gastando muito do tempo delas em jogos eletrônicos, mas isso pode acarretar no sedentarismo, que leva a diversos outros problemas, mas isso é por falta de interesse da criança ou falta de incentivo dos pais?

No artigo de hoje você vai entender:

  • Quando incentivar o filho a praticar esportes
  • Benefícios gerados pela prática de esportes
  • Conceitos de cidadania gerados pela prática de esportes
  • Dicas importantes em relação à prática de esportes

Quando incentivar o filho a praticar esportes

Estudos indicam que a partir dos 5 anos de idade já é ideal colocar as crianças em alguma prática esportiva, como forma de ampliar as brincadeiras nesse momento inicial. A partir dos 7 anos, a disciplina já pode ser exigida, mas sempre permitindo a liberdade de experimentar várias modalidades diferentes, tendo em vista que algumas desenvolvem a cooperação – como o futebol, o basquete, o handebol – e outras trabalham mais o equilíbrio emocional, que é o caso das artes marciais.

DICA IMPORTANTE: É normal que as crianças gostem de alguma atividade relacionada a jogos, tecnologia, televisão, mas é essencial que os pais incentivem a prática de esportes.

Benefícios gerados pela prática de esportes

Os esportes são essenciais na vida de todas as crianças, pois auxiliam no desenvolvimento motor por meio de brincadeiras simples, como pular, correr, saltar, etc. Além de terem papel importante no desenvolvimento da coordenação motora, estes são peça fundamental na interação com outras crianças, já que promovem o contato constante. Além disso, promove também:

  • Novas amizades;
  • Respeito às outras pessoas;
  • Saber conviver em grupo;
  • Disciplina;
  • Respeito à autoridade;

Conceitos de cidadania gerados pela prática de esportes

Outro ponto muito importante é que as práticas desportivas auxiliam na formação de conceitos básicos de cidadania, como:

  • Afeto pelos demais;
  • Sociabilidade;
  • Facilidade de cognição;
  • Cultura;
  • Aprendizado sobre aspectos biológicos.

DICA IMPORTANTE: Crianças que praticam esportes são mais sociáveis, mais educadas, tem maior facilidade em criar novas amizades – o que é fundamental na infância –, além de terem maior desenvoltura para realizar tarefas simples e complicadas do dia-a-dia.”

A importância dos esportes na saúde da criança

A coisa mais importante, e que diversas vezes é negligenciada pelos pais, é a saúde da criança. A prática de esportes, além de reduzir o risco de obesidade, desenvolver a autoestima, proporciona um sentido de cooperação, entre diversas outras vantagens, o que reflete em uma melhor qualidade de vida melhor tanto para a criança quanto para os pais, já que essa será mais educada, gentil, sociável, amigável, o que no final das contas irá se traduzir como o que todos procuram na vida: bem-estar.

Dicas importantes em relação à prática de esportes

  • Incentivar a criança a praticar esportes é essencial em diversos aspectos, mas obrigar a criança a fazer alguma modalidade que ela não quer por capricho dos pais não terá um resultado bom.
  • Obrigar a criança a ser competitiva e/ou profissional não é bom, mas caso ela desenvolva interesse e habilidade, é importante apoiar.
  • Com o envelhecimento, as crianças começam a se interessar por esportes de maior impacto, o que pode resultar em lesões, é importante orientar que a prática de qualquer esporte deve ter limites, caso contrário, pode resultar em prejuízos na vida adulta.
  • É comum que as crianças inicialmente tenham maior interesse em ficar no computador ou no videogame, então é missão dos pais incentivar as crianças a praticarem esportes, e a melhor maneira de fazer isso é praticar junto da criança.

Se você quiser aprender mais sobre crescimento, comportamento e educação infantil, cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos. Se você tiver alguma dúvida pontual, comente usando o formulário abaixo e eu irei te responder assim que possível.

Sobre Antônio Carlos

Antônio Carlos Nantes de Oliveira é especialista em comportamento infantil.

Autor do livro “Manual da Mudança Comportamental Passiva” e fundador do site Eduque Seu Filho. Já ajudou centenas de pais e mães a superarem os desafios de se educar e criar seus filhos, em mais de 38 anos de atuação na área comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>