A importância da leitura

Muito se fala sobre a importância da leitura para as crianças, pois é lendo que os pequenos desenvolvem a criatividade, a imaginação, conhecem novas palavras e adquirem cultura. O que pouco se discute é a influência dos pais no hábito de ler dos filhos. Quando acontece essa participação direta do pai e da mãe, a criança é beneficiada em diversos sentidos: seu aprendizado será mais fácil, a pronúncia correta das palavras virá mais rápida e a comunicação, em forma geral, se tornará muito melhor.

Eu costumo dizer que a leitura é compreendida em três formas:

  • Ler por prazer: Onde desenvolvemos a imaginação, a fala e o vocabulário;
  • Ler para aprender: Função dada aos professores desde o primeiro dia de aula;
  • Ler para se informar: Leitura de artigos científicos, textos informativos, revistas, etc.

Diante disso, devemos ter consciência da necessidade de ler frequentemente. E no artigo de hoje vou abordar muitos assuntos interessantes, como:

- Quando começar a ler para seu filho
- Leitura para bebês
- Como incentivar seu filho a ler
- Os benefícios da leitura para crianças

Quando começar a ler para seu filho?

Já sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento de qualquer criança, por isso quanto mais cedo você incentivá-la a criar prazer pela leitura, mas chances você tem em tornar seu filho um leitor assíduo. Eu sempre falo que é importante criar essa “cultura de leitura” desde cedo. Quando você lê histórias para seu filho ainda bebê, por exemplo, você está despertando o interesse dele pela leitura.

Mas se você não construiu esses hábitos nos primeiros anos de vida da criança, você ainda pode ajudar seu filho a gostar dos livros. Para isso, comece incentivando-o à ler sobre assuntos que lhe agrade, como quadrinhos ou revistas direcionadas ao público infantil. Com o tempo, o hábito pela leitura se tornará frequente.

É bom ressaltar que toda criança usa os pais como referência, por isso, é importante que você reserve um tempinho, de preferência todos os dias, para um momento “leitura em família”. Um bom horário indicado é antes de dormir, pois trará um sono mais tranquilo à criança, além de promover uma melhor fixação na memória.

Dica importante: Na hora de escolher um bom livro para seu filho, leve em consideração as indicações de amigos, familiares e, principalmente, educadores e especialistas no tema. Considere também os temas que mais interessam às crianças. Lembre-se de buscar obras com narrativas simples, porém ricas. Os textos precisam ser de fácil compreensão, mas também não podemos subestimar os pequenos.

Leitura para bebês

Você já parou para pensar “por que algumas crianças falam mais rápido do que as outras”? A verdade é que tudo está relacionado ao estímulo que os bebês recebem dos pais. E como estamos falando da leitura, ler é uma ótima forma para trabalhar o desenvolvimento infantil.

O cérebro de um bebê não é totalmente desenvolvido, mas vai se desenvolvendo através de situações e estímulos dos adultos. Ou seja, quando você trabalha os sentidos da criança, você está acelerando o desenvolvimento do cérebro.

Dito isso, pais que costumam ler histórias em voz alta para seus bebês estão ensinando a comunicação básica desde pequeno – além de estimular a escuta, construir vocabulários, etc. O resultado? 99% dessas crianças costumam falar antes de completarem 1 ano de vida. Por isso, quando mais histórias você conta, mais palavras ele estará ouvindo e, consequentemente, mais rápido desenvolverá seu vocabulário e a fala.

A leitura nesta fase também ajuda no desenvolvimento emocional da criança, pois os bebês prestam bastante atenção nos sinais expressivos e emoções dos pais (quando estão contando as histórias). Além disso, ler também estimula outros sentidos da criança: o olhar, o tocar, imitar sons, repetir palavras, etc.

Como incentivar seu filho a ler

Muitos pais não sabem como inserir o hábito da leitura na vida dos seus filhos, muitas vezes por falta de conhecimento mesmo. Por isso, separei algumas dicas práticas que fazem toda a diferença, veja:

  • Crianças costumam se espelhar nos pais, por isso, dê o exemplo e mostre, sempre que possível, que você adora ler. Os pequenos gostam de copiar e se você mostra interesse pela leitura, certamente, eles irão adquirir o interesse.
  • Muitas crianças têm a leitura como uma obrigação, principalmente quando estão na escola. Para isso, é importante mostrar que os livros proporcionam momentos de prazer. O simples fato de você ler para ele ajuda a quebrar essa imagem negativa.
  • Leve seu filho para conhecer bibliotecas e livrarias, pois assim acaba construindo um laço familiar com a leitura. Deixe-o interagir com o local, escolhendo os livros de seu interesse.
  • Estimule a ler sempre. Para isso, dê gibis, revistas, livros de história. Estimule a trocar livros com os amigos e a conversar sobre as histórias com eles. Também faça esse diálogo dentro de casa.
  • Transforme o livro em um prêmio. Toda vez que você quiser presenteá-lo por alguma atitude boa ou comemoração específica, dê um livro de interesse infantil.
  • Mostre interesse pela história. Peça para que ele te conte sobre os personagens ou sobre o conto em si. Faça comparações da história com seu filho, do tipo “o que você faria no lugar dele?”.

Os benefícios da leitura para crianças

  • Desenvolve a imaginação da criança
  • Aumenta a habilidade de escutar
  • Desenvolve o sentido crítico
  • Aumenta a variedade de experiências
  • Proporciona momentos de prazer aos pequenos
  • Desenvolve o lado emocional da criança (ela chora, dar risada, fica triste, fica feliz)
  • A criança aprende valores comuns (Ser uma boa amiga, como em Peter Pan, por exemplo)

Se você quiser aprender mais sobre educação infantil, cadastre seu e-mail para receber materiais exclusivos. Se você tiver alguma dúvida pontual, comente usando o formulário abaixo e eu irei te responder assim que possível.

Sobre Antônio Carlos

Antônio Carlos Nantes de Oliveira é especialista em comportamento infantil.

Autor do livro “Manual da Mudança Comportamental Passiva” e fundador do site Eduque Seu Filho. Já ajudou centenas de pais e mães a superarem os desafios de se educar e criar seus filhos, em mais de 38 anos de atuação na área comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>